sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CIRCUITO SENSORIAL - 10 de Dezembro 2009


                                      CIRCUITO SENSORIAL
                                                           Uma Viagem Diferente…

                                                                                    

 É com uma viagem ao mundo dos sentidos que pretendemos celebrar a diversidade, no dia 10 de Dezembro de 2009. Os convidados são as crianças das salas do JI Nª Srª do Amparo.

Vamos pintar com a boca, andar de cadeira de rodas, construir uma história com símbolos SPC (símbolos pictográficos para a comunicação), identificar vários produtos através do cheiro, do paladar e do tacto, encontrar pares de sons, e até experimentar software para a comunicação e Braille!...

Esperamos, assim, que as nossas crianças percebam como as coisas simples de todos os dias se tornam mais complicadas, quando nos falta um dos sentidos e/ou uma das capacidades. Mas também esperamos que elas compreendam que, quando um sentido falta, basta reaprender a usar os outros, e que, com persistência, companheirismo e amor, o mundo continua à espera de ser descoberto e reinventado.

O grupo de Educação Especial
Agrupamento de Escolas de Carnaxide-Valejas

4 comentários:

Luz disse...

Uma actividade que promete!
Fantástico!
Luz e meninos de Valejas

Unknown disse...

Excelente iniciativa! De facto também é importante que os nossos filhos comecem a compreender o que acontece quando algum dos sentidos falha em si próprio ou noutra pessoa.
Isabel

Patricia disse...

Muito interessante e útil mostrar ás nossas crianças ditas normais,como é viver ou conviver com algumas incapacidades.É bom saber lidar com crianças diferentes mas mesmo assim iguais.
Obrigada

Patricia

Margarida Figueiredo disse...

O Percurso Sensorial é sem dúvida uma excelente oportunidade para as crianças se aperceberem das dificuldades sentidas pelas pessoas, que, tendo limitações diversas, não conseguem usufruir do mundo tal qual ele é. A iniciativa, que se irá repetir este ano, decerto contribuirá para despertar em cada um de nós a consciência solidária para com os problemas dos "outros" e a vontade de tornar o mundo mais acessível a todos.